Santos, 21/11/2024
Dicas - OLEO DE FREIO
Em relação a automóveis e caminhões que trabalham com sistema
hidráulico, ou seja utilizam óleo de freio como condutor para
acionamento das partes moveis do sistema de freio, e necessária a troca
do mesmo a cada 10.000 km, para que todo o circuito não seja prejudicado
em eficiência de funcionamento, evitando que se torne mais lenta a
resposta de frenagem e também não sofra de super aquecimento com um
mínimo de utilização.
Existem vários tipos de fluido de freio, mas os mais utilizados são DOT3, DOT4, DOT5, cada um deles com as especificações técnicas necessárias, para atender as normas adequadas a cada veiculo e sua utilização.
Nos na FREIOS LOBO, podemos indicar o melhor fluido de freio para atender as necessidades de seu veiculo, em nossa oficina possuímos equipamento de teste para avaliação da qualidade do fluido, e a necessidade de troca ou não, ainda possuímos equipamento para total esgotamento do fluido e uma sangria perfeita o que lhe dara a certeza de eficiência no freio de seu veiculo.
Dicas - FUNCIONAMENTO E SEGURANÇA DO SISTEMA DE FREIO.
E normal em troca de óleo de motor, os atendentes, na boa intenção, completar o óleo de freio, porem, se isso for necessário, indica que há algum problema no sistema, pois o mesmo não se esgota como o óleo de motor, então chegamos a conclusão que pode ser um pequeno vazamento.
Devemos acompanhar de perto ou mesmo perguntar se isso foi feito, pois muitas vezes nem cobram por isso.
Mas esta e uma situação que pode se agravar, em por exemplo se tratando de um cilindro mestre pode afetar o servo freio, peça responsável pela diminuição da pressão necessária para o condutor do veiculo realizar a freada, se for nos cilindros de roda ou na pinça, ambos responsáveis pela pressão direta nas lonas e pastilhas de freio, diminui a eficiência por diminuição da pressão e também, em virtude de seu vazamento acaba passando óleo de freio para as partes de atrito responsáveis pela frenagem.
Outras partes do sistema também podem estar danificadas em razão de vazamento, porem as citadas acima tem haver diretamente com o seu bolso, pois o defeito nelas faz com que danifique outras peças fazendo com que o conserto fique mais caro e aumente o risco de falta de freio.
Agora muita atenção, se esse vazamento se agravar sem que você perceba, pode em um momento inesperado lhe faltar totalmente o freio e ai as conseqüências você já sabe.
Por isso reforço que, sempre devemos trocar o óleo de freio em uma oficina especializada, e que o faça a cada 10.000 km, pois ali o profissional já pode lhe indicar se esta tudo ok.
Pense nisso: freio e sinônimo de segurança.